Estudo dos mecanismos associados à susceptibilidade a déficits cognitivos e à prevenção destes em modelos experimentais de demência
A demência é uma das maiores causas de morbidade entre idosos e sua prevalência pode chegar até 25% dos pacientes com mais de 65 anos.
A demência é uma síndrome clínica adquirida caracterizada pelo declínio progressivo das funções cognitivas (memória, linguagem, etc.), podendo evoluir para uma situação de dependência total.
A doença de Alzheimer (DA) corresponde a 60% dos casos de demência e é uma das doenças degenerativas do sistema nervoso central mais comuns em idosos.
A despeito do crescente custo pessoal, familiar e socioeconômico da DA, ainda não foram desenvolvidas estratégias terapêuticas que possam prevenir ou curar a doença, sendo que as abordagens existentes conseguem apenas o controle limitado de alguns dos sinais e sintomas da DA, não impedindo sua progressão.
Neste sentido, o presente projeto visa utilizar drogas com ação agonista total ou parcial dos receptores colinérgicos na prevenção do desenvolvimento de deficiência cognitiva e de características histopatológicas típicas em um modelo experimental de DA.
Nossos achados iniciais indicam que o tratamento preventivo com estas drogas é capaz de retardar o surgimento de déficits de memória e aprendizado em nosso modelo experimental Além disso, considerando-se a cada vez mais enfatizada associação entre obesidade, distúrbios metabólicos e o desenvolvimento da DA, o projeto ainda realizará uma avaliação do perfil metabólico/hormonal e dos efeitos da programação e desprogramação metabólica para a obesidade sobre o desenvolvimento das deficiências cognitivas em nosso modelo experimental de DA.
Plataforma Sucupira
Acesso a Produção Científica
Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental
Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX
Rio de Janeiro/RJ - Brasil CEP: 20551-030
Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106
Email: - posclinex.uerj@gmail.com