Utilização de biomarcadores sanguíneos e salivares para monitoramento de condições de saúde/doença
O exercício físico é uma ferramenta que pode ser empregada como terapêutica no tratamento de diversas doenças como: diabetes, cardiopatias, osteoporose, obesidade e síndrome metabólica. Como consequência, também pode auxiliar na diminuição dos custos com internações hospitalares e medicamentos de forma clinicamente significativa.
O treinamento físico quando bem planejado, apresenta um impacto favorável em diferentes aspectos da saúde de seus praticantes. Por outro lado, em condições de prática mal direcionada ou excessiva, alterações fisiopatológicas podem ser observadas como a queda do desempenho físico, fadiga, alterações neuroendócrinas, irritabilidade e baixa imunidade.
Em casos mais extremos existem também riscos potencialmente fatais como rabdomiólise, hiponatremia e alterações cardíacas. Denominamos esta área de investigação como Fisiopatologia do Exercício.
Neste sentido, a investigação de parâmetros bioquímicos do sangue é uma ferramenta fundamental para avaliar o estado funcional do organismo em diferentes condições de saúde/doença. A necessidade de um profissional legalmente capacitado, para a coleta de sangue pode gerar uma limitação na logística de uma coleta de dados.
Além disso, observamos em pesquisas anteriores, observamos que em muitos casos as pessoas se recusam a realizar a coleta de sangue, fato que em certas ocasiões dificultava de forma definitiva a realização dos experimentos. Buscando contornar esta situação estamos propondo como complemento e/ou alternativa, a avaliação bioquímica por meio da saliva.
O fato de não necessitar de nenhum processo invasivo associado com a rapidez de coleta, propicia a avaliação dos voluntários em diferentes condições, inclusive podendo ser coletada pelo próprio indivíduo. Além disso, a coleta de saliva não necessita de enfermeiros como se observa em coletas de sangue e é totalmente indolor, fator que propicia uma melhor aceitação dos indivíduos a serem avaliados.
Sendo assim, o objetivo deste projeto é propor a utilização da saliva como meio alternativo e/ou complementar na avaliação do estado de saúde em diferentes condições de doença, assim como para monitorar os efeitos agudos e crônicos do exercício físico nestes grupos ou em indivíduos saudáveis.
Plataforma Sucupira
Acesso a Produção Científica
Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental
Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX
Rio de Janeiro/RJ - Brasil CEP: 20551-030
Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106
Email: - posclinex.uerj@gmail.com