Programa de Pós-Graduação em

Fisiopatologia Clínica e Experimental

Estudo da microcirculação no envelhecimento e na doença venosa crônica

 

Esta Linha de Pesquisa pretende aprofundar o conhecimento sobre a microcirculação tanto no envelhecimento bem sucedido, ou seja, aquele com ausência de fatores de risco cardiovasculares exceto hipertensão arterial leve, quanto em doenças crônico-degenerativas ou síndromes que acompanham a terceira idade tais como Sarcopenia, Fragilidade, Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, e Doença Venosa Crônica. Além disso, a influência do exercício físico sobre a microcirculação na terceira idade com ou sem doença crônico-degenerativa associada é investigada.

O Estudo da Terceira Idade é de fundamental importância pois a população mundial está envelhecendo cuja tendência é acompanhada pelo Brasil. Um dos últimos estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2016, sinaliza que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no país. Em 2010, foram registrados 19,6 milhões de idosos, aproximadamente 10% da população total.

Em 2050, é estimado que este número chegue a 66,5 milhões, 29,3% da população, superando em muito o percentual de crianças. Esse grupo de pessoas requer maiores cuidados de saúde o que traz grande impacto ao sistema de saúde público brasileiro.

A doença venosa crônica (DVC) possui uma prevalência estimada entre 5% e 30% da população adulta, com predomínio de mulheres: homens de 3:1. Nota-se ainda um aumento de sua prevalência com a idade, sem diferença entre os sexos.

A incidência de ulceração ativa ou cicatrizada secundária a DVC é em torno de 1% da população adulta, gerando um grande fardo socioeconômico.

O Laboratório de Pesquisas Clínicas e Experimentais em Biologia Vascular (BioVasc) conta com várias técnicas para avaliação da microcirculação: Pletismografia de oclusão venosa, videocapilaroscopia do leito periungueal, laser Doppler fluxometria (PeriScan PIM3), Imagem Espectral por Iluminação Incidente em Campo Escuro (Cytocam) e videocapilaroscopia (Capiscope). Para avaliação e classificação do sistema venoso na doença venosa crônica é utilizado o ultrassom Sonosite Philips.

O BioVasc conduz estudos clínicos com intervenções medicamentosas e de hábitos de vida (exemplo: exercício físico, suplementos alimentares, etc) de forma a melhorar a qualidade de vida dos idosos brasileiros e fornecer subsídios para melhor compreensão do processo de envelhecimento humano.

O estudo da microcirculação na doença venosa crônica é recente, início em 2019, e visa diminuir sua progressão em idades mais jovens evitando assim maiores danos na Terceira Idade.

 

Plataforma Sucupira

Acesso a Produção Científica

Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental

 

Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX

Rio de Janeiro/RJ - Brasil  CEP: 20551-030

Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106

Email: - posclinex.uerj@gmail.com