Obesidade e suas implicações – da fisiopatologia da doença e suas co-morbidades ao tratamento
A obesidade é uma doença altamente prevalente em nosso meio. Por conta disso, ela representa um grande ônus para a sociedade e também para o sistema de saúde.
Estudar a fisiopatologia da doença e de suas comorbidades em geral, sob aspecto experimental e em especial clínico, traz a possibilidade de maior conhecimento e consequentemente a aquisição de ferramentas para a prevenção do ganho ponderal, redução de suas comorbidade e ainda para o tratamento da doença.
A principal causa de mortalidade em nosso meio está relacionada com as doenças cardiovasculares e na gênese dessas doenças o processo aterosclerótico está presente em todas as fases, do início até o evento agudo cardiovascular.
A disfunção endotelial é a primeira alteração relacionada a etiopatogenia do processo aterosclerótico e está presente em todas as fases da doença cardiovascular.
Nossos estudos demonstram que a disfunção endotelial está presente em indivíduos obesos muito precocemente e estudar a relação entre obesidade e disfunção endotelial, com foco em medidas que reduzam o risco cardiovascular é fundamental para promover melhora da morbimortalidade cardiovascular.
Além disso, a obesidade está associada ao risco aumentado para alguns tipos de câncer e o estudo de fatores de risco preditores para câncer relacionados à obesidade pode permitir a elaboração de testes diagnósticos para marcadores de risco de câncer relacionados à obesidade.
Atualmente, o método mais eficaz de tratamento para a obesidade é a cirurgia bariátrica.
Essa opção terapêutica altera o trânsito intestinal e promove grandes mudanças no peso e em comorbidades relacionadas à obesidade.
O estudo da fisiopatologia que envolve a redução ponderal nos indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica, assim como os fatores que podem predizer o reganho em médio e longo prazo são de grande aplicabilidade clínica e podem auxiliar a indicação para a cirurgia assim como o melhor tipo de cirurgia para cada caso.
Além disso, a investigação dos mecanismos fisiopatológicos que envolvem a redução de fatores de risco cardiovascular e de câncer em indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica nos permite esclarecer diversos níveis de defeitos relacionados a etiopatogenia das comorbidades e ainda nos abre um campo para novas possibilidades de tratamentos não-cirúrgicos.
Esse projeto congrega todas essas ações de investigação da obesidade.
Plataforma Sucupira
Acesso a Produção Científica
Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental
Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX
Rio de Janeiro/RJ - Brasil CEP: 20551-030
Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106
Email: - posclinex.uerj@gmail.com