Remodelamento tecidual no transcurso de lesões provocadas por agentes físico-químicos e biológicos
A atual linha de pesquisa do Laboratório de Ultraestrutura e Biologia Tecidual inclui a realização de estudos em modelos animais sobre a patogênese de diversas doenças como a obesidade, diabetes e hipertensão, em diferentes órgãos; além das possíveis alterações morfofisiológicas e o remodelamento tecidual causados por lesões ósseas.
Todas estas tratadas com diferentes abordagens na utilização de fitoterápicos, biomateriais, fármacos e também com células-tronco. Além disso, os trabalhos envolvem estudos para elucidar os aspectos morfofisiológicos em tecidos humanos infectados com o vírus Zika.
Todos estes trabalhos são desenvolvidos em experimentos utilizando as técnicas de colorações diferenciais e imunomarcações para análises morfológicas por microscopia óptica e confocal, processamento e análise para avaliação ultraestrutural por microscopia eletrônica, além de análises bioquímicas e moleculares por PCR, Hibridização in situ e Western Blotting.
Com base nessas informações, os presentes projetos visam contribuir para elucidar melhor as consequências que essas enfermidades e lesões causam aos tecidos e órgãos, e avançar nas pesquisas sobre o remodelamento benéfico induzido pelas terapias com compostos nutracêuticos, biomateriais, fármacos e fitoterápicos, além da terapia celular com células-tronco.
Plataforma Sucupira
Acesso a Produção Científica
Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental
Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX
Rio de Janeiro/RJ - Brasil CEP: 20551-030
Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106
Email: - posclinex.uerj@gmail.com