Programa de Pós-Graduação em

Fisiopatologia Clínica e Experimental

Fisiologia Respiratória e aprimoramento dos métodos empregados em pesquisa, diagnóstico e terapia de doenças respiratórias

 

Este projeto de pesquisa inclui a realização de estudos visando aprofundar nosso conhecimento sobre as alterações biomecânicas associadas às doenças respiratórias, assim como aprimorar a utilização clínica das Técnicas de Oscilações Forçadas e de aplicação de Pressão Negativa na Expiração.

Estas técnicas podem contribuir para a realização de exames respiratórios mais fáceis e detalhados e, consequentemente, para aprimorar a assistência respiratória prestada a nossa população. Procedimentos de fisioterapia vêm sendo amplamente utilizados no tratamento de doenças respiratórias.

Embora, na prática, sejam observados bons resultados, estes procedimentos carecem de embasamento científico.

Estudos nesta área contribuiriam para otimizar o tratamento, sendo também importantes para aprimorar a assistência respiratória. Neste sentido, O Laboratório de Instrumentação Biomédica (LIB) conduz estudos visando avaliar e otimizar procedimentos de fisioterapia que são amplamente utilizados no tratamento de nossa população.

A demanda crescente por serviços de assistência respiratória vem resultando em uma progressiva elevação na admissão de pacientes. Para amenizar este problema, vêm sendo desenvolvidos serviços de saúde utilizando os conceitos de home care e telemedicina. Trabalhos recentes indicam que pacientes portadores de doenças respiratórias crônicas, que demandam cuidados constantes por um longo período de tempo, seriam potencialmente beneficiados por este tipo de assistência.

A qualidade destes serviços, porém, depende diretamente do uso de instrumentos portáteis, o que projeta uma demanda crescente por estes sistemas.

Neste sentido, o LIB vem desenvolvendo sistemas portáteis para diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias via Internet. Existe um amplo debate atualmente na literatura sobre a inter-relação entre os processos de ventilação e deglutição.

Isto visa compreender os processos fisiológicos de proteção que tem como finalidade evitar que corpos estranhos, alimentos e saliva sejam aspirados para as vias aéreas inferiores. Por outro lado, a dificuldade para deglutir, a disfagia, é um distúrbio que dificulta ou impossibilita a ingestão segura de alimento, podendo ocasionar complicações como desnutrição, desidratação e outras graves, como pneumonia aspirativa e morte.

Apesar da importância desta área, existem poucos estudos sobre o assunto e uma grande demanda por instrumentos específicos para estas aplicações.

Neste contexto, o LIB vem desenvolvendo estudos experimentais relacionados à fisiologia da deglutição e à disfagia, assim como a elaboração de novos instrumentos para esta área de pesquisa.

 

Plataforma Sucupira

Acesso a Produção Científica

Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental

 

Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX

Rio de Janeiro/RJ - Brasil  CEP: 20551-030

Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106

Email: - posclinex.uerj@gmail.com