Programa de Pós-Graduação em

Fisiopatologia Clínica e Experimental

Pele e reparo cutâneo, que fatores influenciam e através de quais mecanismos

 

Este projeto tem como objetivo compreender a estrutura e as funções da pele e os fatores (sistêmicos, ambientais e patológicos, por exemplo) que podem afetá-las.

De particular interesse para o nosso laboratório é a compreensão de como o processo de reparo cutâneo pode ser afetado e a proposição de novas propostas que visem otimizar este processo, uma vez que quando o processo de reparo cutâneo não acontece de forma correta pode comprometer a vida e a qualidade de vida dos pacientes.

Atualmente estamos avaliando a aplicação tópica de substâncias como óleo de oliva e compostos utilizados na prática clínica cujos mecanismos de ação ainda não estão bem esclarecidos e os efeitos de componentes da dieta. Outro fator em análise no momento é o efeito da temperatura ambiente sobre o processo de reparo cutâneo.

Também investigamos como o envelhecimento cutâneo ocorre, que fatores podem acelerar ou retardar as alterações cutâneas causadas pelo envelhecimento, pois além das alterações estéticas que o envelhecimento causa na pele há também alterações que afetam a sua estrutura e o desempenho de suas funções, sem falar no comprometimento do reparo cutâneo.

Neste aspecto estamos desenvolvendo um modelo ex vivo que visa avaliar os efeitos da radiação ultravioleta sobre a pele humana, usando parâmetros compatíveis com aqueles aos quais os brasileiros (região sudeste) estão expostos.

 

Plataforma Sucupira

Acesso a Produção Científica

Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental

 

Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX

Rio de Janeiro/RJ - Brasil  CEP: 20551-030

Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106

Email: - posclinex.uerj@gmail.com