Exercício e saúde cardiovascular
Neste projeto de pesquisa investigamos os efeitos agudos e crônicos do exercício sobre a homeostase cardiovascular.
Parte dos estudos desenvolvidos no laboratório buscam compreender os mecanismos responsáveis pelos benefícios do treinamento físico na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, que ainda permanecem como a principal causa de morte no mundo todo, inclusive no Brasil.
A relação inversa entre o nível de aptidão física e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e eventos isquêmicos já está bem consolidada, assim como os benefícios do exercício na redução do risco de morte e aumento da qualidade de vida em diversas doenças cardiovasculares.
Aqui, buscamos compreender melhor as bases celulares e moleculares das adaptações induzidas pelo exercício em modelos experimentais de doenças cardíacas.
Por outro lado, apesar dos diversos benefícios atribuídos ao exercício físico, deve-se ressaltar que, agudamente, o mesmo representa um risco cardiovascular.
O exercício provoca alterações hemodinâmicas importantes e, agudamente, aumenta a pressão arterial, o débito cardíaco, o consumo de oxigênio pelo miocárdio e a ativação plaquetária. Quando se pensa na segurança do exercício, particularmente em indivíduos hipertensos ou com doença arterial coronariana, a atenuação das respostas hemodinâmicas pode ser desejável.
Assim, estudos desenvolvidos no laboratório buscam caracterizar as respostas hemodinâmicas e hemorreológicas agudas ao exercício e investigar a sua modulação por intervenções farmacológicas e não farmacológicas em indivíduos saudáveis ou portadores de doenças crônico-degenerativas.
Plataforma Sucupira
Acesso a Produção Científica
Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental
Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX
Rio de Janeiro/RJ - Brasil CEP: 20551-030
Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106
Email: - posclinex.uerj@gmail.com