Programa de Pós-Graduação em

Fisiopatologia Clínica e Experimental

Efeitos Biológicos de Agentes Físicos e Químicos - Detecção de Atividade Mutagênica e/ou Antimutagênica em Produtos Naturais e de Síntese

 

Virtualmente, agentes físicos e químicos presentes no meio ambiente podem causar efeitos adversos à saúde, dependendo da quantidade absorvida pelo organismo e das condições em que o indivíduo é a eles exposto.

Tais modificações podem ser benéficas, conduzindo à evolução das espécies, mas, na maioria das vezes, são deletérias.

Como exemplos deste tipo de consequências deletérias, podemos citar o câncer, doença cujo evento primário é resultado de mutações.

Como aplicação direta dos efeitos mutagênicos, nosso trabalho objetiva entre outros, avaliar diretamente a atividade genotóxica de produtos de interesse farmacêutico e ambiental.

Para o desenvolvimento de inovações na área químico-farmacêutica é imprescindível avaliar o risco de efeitos adversos à saúde, isto é, a segurança do novo produto nas condições propostas de uso. Nenhum produto novo seja um medicamento, aditivo alimentar, pesticida, cosmético, produto de uso doméstico, combustível, solvente industrial, etc, pode ser introduzido no mercado sem ter passado previamente por uma avaliação toxicológica cuja abrangência depende do uso proposto para o produto.

Essa necessidade não diz respeito apenas a produtos obtidos por síntese química, mais também aos que são desenvolvidos por biotecnologia, incluindo nanomateriais e produtos de origem natural.

Os testes toxicológicos fundamentados na medida de mutagênese de células de cultura são de execução relativamente simples, especialmente quando utilizadas culturas bacterianas.

Um dos princípios básicos para a aplicação de um teste rápido visando à avaliação da atividade mutagênica de um produto consiste em que os mecanismos de atuação deste, na cultura bacteriana, sejam idênticos aos encontrados em animais.

Assim, a mimetização na cultura dos processos metabólicos encontrados in vivo, constitui procedimento designado como ativação metabólica, conseguido com preparação contendo enzimas que promovem modificações estruturais nas moléculas, tornando-as mais reativas e, frequentemente, capazes de estabelecer ligações covalentes com o DNA. Alguns compostos se mostram mutagênicos apenas após ativação metabólica.

Os projetos em desenvolvimento no Laboratório de Mutagênese Ambiental do Departamento de Biofísica e Biometria do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LABMUT-DBB-IBRAG-UERJ), contam com a participação de alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos, sob nossa orientação e colaborações.

 

Plataforma Sucupira

Acesso a Produção Científica

Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental

 

Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX

Rio de Janeiro/RJ - Brasil  CEP: 20551-030

Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106

Email: - posclinex.uerj@gmail.com