Doenças osteometabólicas e risco de fraturas: prevenção, diagnóstico e tratamentos clínicos
Nossa linha de pesquisa destina-se as doenças osteometabólicas, tendo como objetivo aprofundar o estudo sobre metabolismo ósseo no que se refere a prevenção, diagnóstico e tratamento.
A importância dessa linha de estudo, é que a grande maioria das doenças osteometabólicas levam a perda funcional e de capacidade de trabalho. Além disso, as doenças osteometabólicas vêm, habitualmente, acompanhadas de alterações reumatológicas e ortopédicas.
Inicialmente iremos estudar a função endotelial dos pacientes com hiperparatireoidismo primário clássico, visando determinar o impacto da paratireoidectomia na disfunção endotelial e na Síndrome Metabólica.
Até o momento, a ocorrência de doença cardiovascular estabelecida nesses pacientes ainda não está entre as indicações de paratireoidectomia.
Em paralelo, iremos estudar a qualidade óssea, através da densidade e microarquitetura óssea, dos pacientes infectados pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a influência da sarcopenia para deteriorização da massa óssea.
Com isso, poderemos propor um protocolo de rastreio para diagnóstico precoce e consequente tratamento, caso necessário, objetivando evitar fraturas por fragilidade.
A importância desse trabalho deve-se que atualmente apenas existem protocolos definidos para solicitação de avaliação de massa óssea em mulheres pós menopausa e homens após os 50 anos.
E por fim, estudaremos hipercalciúriarenal, avaliando a correspondência da relação cálcio/creatinina na amostra isolada urinária com a excreção total de cálcio ao longo de um dia (24 horas) mensurado na urina de 24 horas, a fim de tornar o manejo mais simples, diminuindo chances de erro na coleta e interferentes.
Posteriormente objetivamos desenvolver novos trabalhos sobre metabolismo ósseo, contemplando outras patologias, tais como: osteoporose, raquitismo/osteomalácia, doença de Paget, hiperparatireoidismo secundário a doença renal crônica com objetivo aprofundar nosso conhecimento nas doenças osteometabólicas.
Plataforma Sucupira
Acesso a Produção Científica
Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental
Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX
Rio de Janeiro/RJ - Brasil CEP: 20551-030
Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106
Email: - posclinex.uerj@gmail.com