Programa de Pós-Graduação em

Fisiopatologia Clínica e Experimental

Alterações vasculares estruturais e funcionais na hipertensão arterial

 

Embora a taxa de controle da hipertensão arterial ainda seja baixa no nosso país, as opções de tratamento medicamento aumentaram significativamente para uso diário pelo paciente hipertenso.

Esta maior disponibilidade farmacológica contribuiu para reduzir a ocorrências das emergências hipertensivas, mas ainda não foi capaz de prevenir satisfatoriamente a incidência das complicações crônicas.

Por isso, hoje é extremamente necessária a avaliação da doença vascular no paciente hipertenso, o que está diretamente relacionado com as lesões de órgãos-alvos.

Neste projeto de pesquisa, a estrutura e a função vascular serão avaliadas na Clínica de Hipertensão Arterial e Doenças Metabólicas Associadas (CHAMA).

Os pacientes serão submetidos ao estudo da função endotelial através da dilatação mediada por fluxo (DMF) da artéria braquial, do índice de hiperemia reativa obtido pela tonometria arterial periférica (EndoPAT) e através da imagem de contraste salpicado por Laser (Laser Speckle Contrast Image-LSCI).

A rigidez arterial e as pressões centrais serão avaliadas por métodos não invasivos utilizando diferentes aparelhos como Complior Analysis, SphygmoCor, Arteriograph e Mobil-O-Graph.

A retinografia será utilizada para análise da microcirculação e obtenção da relação arteriovenosa retiniana.

Por fim, a presença de aterosclerose subclínica será pesquisada através da ultrassonografia de alta resolução para medida da espessura do complexo mediointimal da carótida e através do índice tornozelo-braquial (ITB) pela relação das medidas da pressão sistólica na artéria pediosa ou tibial posterior com a pressão sistólica braquial do mesmo lado.

Em conclusão, diversos métodos serão utilizados para estudo das alterações vasculares estruturais e funcionais no paciente com hipertensão arterial e suas condições metabólicas frequentemente associadas como resistência à insulina, diabetes e dislipidemia.

 

Plataforma Sucupira

Acesso a Produção Científica

Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental

 

Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX

Rio de Janeiro/RJ - Brasil  CEP: 20551-030

Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106

Email: - posclinex.uerj@gmail.com