Avaliação do efeito do exercício de vibração de corpo inteiro em indivíduos com obesidade, síndrome metabólica, diabetes e comorbidades relacionadas.
A prevalência da obesidade tem aumentado mundialmente, com alta morbidade e mortalidade, possuindo um comportamento sedentário associado. O exercício de vibração de corpo inteiro (EVCI) é considerado de baixo custo, de fácil execução, seguro e com boa aderência.
O EVCI tem sido utilizado como intervenção em indivíduos obesos com resultados promissores; porém ainda não está estabelecido o melhor protocolo para esta população. Esta linha de pesquisa possui um "projeto guarda-chuva" aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto (CAAE 30649620.1.0000.5259).
Os indivíduos realizarão o EVCI plataforma vibratória com deslocamento vertical da base ou na plataforma vibratória com deslocamento alternado da base. O ajuste dos parâmetros biomecânicos, da intensidade do exercício, do posicionamento do indivíduo, do tempo de trabalho e de repouso, assim como a periodicidade relacionados ao protocolo, será realizado de acordo com o perfil do paciente a ser estudado e o objetivo de estudo.
Os resultados obtidos favorecerão a identificação do protocolo mais adequado para o manejo da obesidade e, consequentemente, esta modalidade de exercício poderá ser implementada como estratégia para a promoção da saúde da população.
Plataforma Sucupira
Acesso a Produção Científica
Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental
Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX
Rio de Janeiro/RJ - Brasil CEP: 20551-030
Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106
Email: - posclinex.uerj@gmail.com