Programa de Pós-Graduação em

Fisiopatologia Clínica e Experimental

Respostas fisiológicas à intervenção com exercício de vibração de corpo inteiro isoladamente ou em associação com outro procedimento em indivíduos saudáveis ou portadores de doenças crônico-degenerativas ou em modelo animal

 

Este projeto de pesquisa visa estudar respostas fisiológicas à intervenção com exercício de vibração de corpo inteiro (EVCI) isoladamente ou em associação com outro procedimento em indivíduos saudáveis ou portadores de doenças crônico-degenerativas ou em modelo animal.

O EVCI é gerado quando existe o contato físico da pessoa com a base de uma plataforma vibratória (PV). Nesse caso, a vibração mecânica produzida na PV é transmitida ao indivíduo. A frequência, deslocamento pico-a-pico e aceleração de pico são parâmetros biomecânicos que devem ser controlados e ajustados de acordo com cada condição clínica e o objetivo que se deseja alcançar.

Além disso, o tempo de trabalho, de repouso e total em cada intervenção devem ser considerados e programados considerando o perfil do indivíduo estudado. Em resposta ao EVCI surgem respostas que acarretam aumento da força e da potência muscular, e da densidade mineral óssea, redução da dor, melhora do equilíbrio, da marcha, do arco de movimento articular, da qualidade de vida, do fluxo sanguíneo periférico, da cognição, da composição corporal.

Outros benefícios são observados considerando a melhora do tônus muscular, favorecendo a funcionalidade de indivíduos com doenças neurológicas.

Parâmetros bioquímicos hormonais e não hormonais também podem ser influenciados pelo EVCI. Técnicas de avaliação do recrutamento de fibras musculares, do arco de movimento, da força muscular, da composição corporal, da emissão de radiação infravermelha pela superfície corporal (com uso da termografia), da funcionalidade, da qualidade do sono, do risco de quedas, da função cognitiva e da qualidade de vida são utilizadas no projeto.

Questionários e escalas diversas são usadas também para avaliação dos efeitos do EVCI. Questionários e escalas elaborados em língua estrangeira e que necessitarem ser traduzidos e validados para o Português do Brasil para serem utilizados pela população de interesse, também poderão ser traduzidas e validadas (respeitando a metodologia adequada para a realização do processo).

A associação do EVCI com outros procedimentos tem sido estudada com a finalidade de avaliação da possível potencialidade de efeitos.

Pessoas saudáveis de diversas idades (desde crianças até idosos) ou portadoras de doenças crônico-degenerativas têm sido beneficiadas com o uso dessas intervenções com ECVI de forma isolada ou combinada com outras.

O EVCI tem particular importância como uma técnica a ser implementada em serviços de reabilitação, assim como para a prevenção de doenças e promoção da saúde.

Da mesma forma, modelo experimental com animais expostos à vibração mecânica produzidas em PV isoladamente ou em associação com outro procedimento tem sido usado.

Esses estudos com animais têm caráter translacional e espera-se que os resultados obtidos permitam melhorar as intervenções com seres humanos. A otimização de protocolos com EVCI permitirá que esta modalidade de exercício possa ser oferecida de forma segura para população. A utilização dos EVCI na população é uma estratégia interessante por ser seguro, de fácil execução e baixo custo.

Isso tem possibilitado uma integração com diversos Serviços do Hospital Universitário Pedro Ernesto e da Policlínica Piquet Carneiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Mais ainda, os EVCI têm sido utilizados como intervenção no Brasil e no exterior e seus efeitos têm sido pesquisados para melhor identificação de suas potencialidades e mecanismos de ação.

A parceria com colegas de outros Estados do Brasil e de outros países revelam a relevância desses estudos que têm gerado inúmeras publicações em colaboração e formação de mestres e doutores com diferentes formações acadêmicas, revelando o caráter multiprofissional dessa intervenção.

 

Plataforma Sucupira

Acesso a Produção Científica

Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental

 

Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX

Rio de Janeiro/RJ - Brasil  CEP: 20551-030

Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106

Email: - posclinex.uerj@gmail.com