Doenças Associadas ao Desenvolvimento
O nosso grupo estuda as Doenças Associadas ao Desenvolvimento, a partir do conceito DOHaD (Developmental Origins of Health and Disease).
Consideramos que no desenvolvimento são estabelecidas, através de modificações epigenéticas, padrões que dependem da atuação de fatores críticos em períodos iniciais da vida, como os 1000 primeiros dias de vida, na espécie humana (gestação+lactação+ dois primeiros anos de vida).
Estudamos as influências na lactação e demonstramos que vários fatores tais como: desnutrição, desmame precoce, exposição ao fumo, poluentes ambientais são capazes de alterar a secreção do hormônio leptina e conduzir a programação de obesidade e doenças associadas como diabetes, hipertensão, coronariopatia.
Demonstramos que alterações na ação da leptina, no início da vida, desencadeiam uma série de alterações que causam resistência hipotalâmica a leptina, mas que não ocorrem em todos os tecidos nos quais a leptina age.
Mostramos que esse mecanismo está associado à preferência alimentar por açúcar e gordura, maior ansiedade e dependência química. Estratégias terapêuticas que reduzam a leptinemia e melhorem sua ação estão sendo estudadas em nosso laboratório para reduzir a obesidade e suas co-morbidades.
Plataforma Sucupira
Acesso a Produção Científica
Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental
Blvd. 28 de setembro, nº 77, Prédio do CePeM, 2º andar, Sala do FISCLINEX
Rio de Janeiro/RJ - Brasil CEP: 20551-030
Tel.: 2868-8212/2868-8215/2868-8230 - RAMAL 106
Email: - posclinex.uerj@gmail.com